Calendário do Sisu 2018: Como se Inscrever

Atualizado em: 28.07.2017

by Sisu 2018 on 28/07/2017

Calendário do Sisu 2018: Inscreva-se Já! Nos próximos meses o MEC (Ministério da Educação) irá finalizar o edital com todas as regras e datas do cronograma do Sisu 2018 – Sistema de Seleção Unificada. As inscrições para o próximo processo seletivo serão realizadas exclusivamente via internet, sem a cobrança de taxa.

No ano de 2018, assim como nos anteriores, serão abertos dois processos seletivos do Sisu. O primeiro deles, com inscrições no fim de janeiro, distribuirá vagas para o primeiro semestre letivo das instituições. O segundo, com inscrições no fim de maio, será destinado ao preenchimento de vagas para o segundo semestre letivo das universidades e institutos federais participantes.

Cronograma do Sisu 2018 primeiro semestre: data das inscrições, resultados e matrícula

O MEC ainda não oficializou o calendário do Sisu 2018. A expectativa é de que as principais datas do cronograma do primeiro processo seletivo do ano sejam divulgadas antes mesmo da publicação do edital, que deve acontecer apenas no início de janeiro.

Desta maneira, as datas do cronograma do Sisu 2018 podem ser previstas levando em conta as edições dos últimos anos, que sempre se mantiveram basicamente com a mesma cronologia.

Calendário do Sisu 2018

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) acredita que irá divulgar o resultado individual do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio) até o dia 19 de janeiro. Assim, a partir daí, poderão ser abertos oficialmente os processos de seleção dos programas do MEC que utilizam a nota do Exame, como ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e, inclusive, o próprio Sisu.

A expectativa é de que o período de inscrição do Sisu 2018 primeiro semestre seja aberto na terça-feira da semana seguinte à divulgação das notas do Enem 2017. Assim, os candidatos poderão começar a se inscrever a partir das 10h do dia 23 de janeiro.

O período de inscrições deve durar quatro dias consecutivos. Desta maneira, os estudantes terão até às 23h59min do dia 26 de janeiro, uma sexta-feira, para se inscrever.

Inscrições para o Sisu 2018

As inscrições para o Sisu 2018 serão realizadas no site http://sisu.mec.gov.br, que irá operar no horário oficial de Brasília/DF. Para se inscrever, será necessário ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2017.

Caso o período de inscrição realmente aconteça dentro das datas previstas, o resultado do Sisu 2018 será divulgado em chamada única regular, que deverá ocorrer no dia 29 de janeiro, na segunda-feira seguinte ao término das inscrições.

Os candidatos pré-selecionados terão aproximadamente cinco dias, no início de fevereiro, para se dirigir às instituições de ensino a fim de prosseguir com os procedimentos de matrícula.

Quem não for selecionado para o curso de primeira opção, terá a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2018 para continuar concorrendo às eventuais vagas que não forem preenchidas dentro do período de matrícula pelos candidatos pré-selecionados.

A lista de espera será acessível inclusive aos estudantes que forem aprovados e matriculados nos cursos de segunda opção. A manifestação de interesse deverá ser feita no próprio site de inscrição.

Em meados de fevereiro, as próprias instituições de ensino começarão a chamar diretamente os estudantes que forem aprovados em lista de espera.

Inscrições para o Sisu 2018 segundo semestre terão início no mês de maio

Os candidatos que não alcançarem a aprovação no processe seletivo do primeiro semestre do ano ainda terão a chance de se inscrever no Sisu 2018 segundo semestre.

A expectativa é de que as inscrições do Sisu 2018 do meio do ano sejam abertas no dia 28 ou 29 de maio, segunda-feira ou terça-feira, com duração de quatro dias e término no dia 31 de maio ou 01 de junho.

O processo seletivo do segundo semestre será idêntico ao do primeiro, com divulgação do resultado em chamada única regular e abertura de lista de espera.

Curta a página do Sisu 2018 no facebook e fique por dentro de todas as nossas postagens!

Calendário do Sisu 2018: Como se Inscrever
Avalie este artigo!

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: