Como funciona o Sisu 2018

Atualizado em: 29.06.2017

by Sisu 2018 on 29/06/2017

Como funciona o Sisu 2018? Sem dúvidas, essa é uma das perguntas mais feitas pelos estudantes que estão concluindo o ensino médio e pretendem conquistar uma vaga em cursos de instituições públicas do ensino superior no país. As inscrições para o primeiro processo seletivo do ano acontecerão no final de janeiro.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve sua primeira edição no ano de 2010, acompanhando a grande reformulação que passou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009.

Desde que foi criado, o Sisu acontece duas vezes ao ano, selecionando estudantes que participam do Enem imediatamente anterior a vagas em cursos de universidades e institutos federais de todo o país, no primeiro e no segundo semestre, antecedendo os períodos letivos das instituições.

Quem pode se inscrever no Sisu 2018?

Os requisitos do Sisu 2018 são bem simples. Poderão se inscrever para concorrer às vagas do programa todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio neste ano e que participarem do Enem 2017, atingindo nota superior a zero na prova de redação.

Como funciona o Sisu 2018

Algumas instituições participantes do Sisu 2018 poderão exigir um aproveitamento mínimo dos estudantes em determinados cursos. Nesses casos, as exigências serão descritas automaticamente na página de inscrição.

Onde são feitas as inscrições do Sisu 2018?

O único meio oficial de fazer inscrição no Sisu 2018 é através da internet, no site oficial do programa disponível no portal do MEC (Ministério da Educação), no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.

Todos os estudantes que se encaixarem nos requisitos do programa e tiverem interesse em se inscrever, deverão acessar a página oficial dentro das datas limites do período de inscrição.

Como se inscrever no Sisu 2018?

Ao acessar o site oficial, para se inscrever no Sisu 2018, o estudante precisa ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2017. Não serão aceitos números de inscrições e senhas de edições anteriores. Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los com facilidade clicando em links de apoio disponíveis na própria página.

Ao se inscrever, cada candidato terá o direito de escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, independente de quais sejam as instituições ou turnos.

Em cada uma das opções de cursos do Sisu 2018, os estudantes deverão indicar a modalidade de concorrência às vagas.

Além de ampla concorrência, também é disponibilizada a Lei de Cotas do Sisu 2018, que reserva 50% das vagas a estudantes que concluíram todo o ensino médio em escola pública.

Algumas instituições podem reservar vagas a políticas de ações afirmativas próprias. Nesses casos, a existência da modalidade é informada no ato da inscrição no curso.

Resultado e lista de espera do Sisu 2018

O resultado do Sisu 2018 será divulgado em chamada única regular, que deverá acontecer ainda em janeiro. Os candidatos que forem pré-selecionados garantirão o direito de preferência à vaga.

Para efetivar a conquista, cada estudante deve comparecer às respectivas instituições de ensino para prosseguir com a matrículas.

Algumas universidades poderão submeter seus candidatos pré-selecionados na chamada regular a etapas complementares da seleção. As instituições que adotam tal medida são conhecidas quando selecionadas durante as inscrições.

Os estudantes que não forem selecionados para o curso de primeira opção, mesmo sendo aprovados no curso de segunda opção, terão a chance de continuar concorrendo às eventuais vagas não preenchidas.

Para isso, basta manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2018, no próprio site de inscrição, a partir do dia que for divulgado o resultado da chamada regular.

A expectativa é de que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgue o resultado individual do Enem 2017 até o dia 19 de janeiro. Na semana seguinte, o MEC deverá abrir o período de inscrição do Sisu 2018.

O edital do Sisu 2018 deverá ser divulgado no início de janeiro. Assim que estiver disponível, publicaremos a notícia aqui em nosso site, confirmando todas as regras e datas oficiais do próximo processo seletivo.

Curta a página do Sisu 2018 no facebook!

Como funciona o Sisu 2018
Avalie este artigo!

{ 1 comment… read it below or add one }

Quembo julho 25, 2017 às 10:48 am

boa tarde eu estou muito muitomesmo interessante mais nao estou a entender parase escrever eu ja conclui o ensino medio e ensino tecnico profincional posso me escrever

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: