Como se inscrever no Sisu 2018

Atualizado em: 13.07.2017

by Sisu 2018 on 13/07/2017

Veja aqui o passo a passo de como se inscrever no Sisu 2018! No fim de janeiro e de maio serão abertas as inscrições do Sisu 2018 (Sistema de Seleção Unificada) do primeiro e segundo semestre, respectivamente. Logo abaixo estão descritos todos os passos de como fazer a inscrição. De maneira geral, o registro é bem simples, realizado exclusivamente via internet.

Para participar do Sisu 2018 no primeiro e segundo semestre, o estudante precisa fazer o Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio) e tirar nota maior do que zero na prova de redação. Além disso, é necessário concluir o ensino médio, seja em escola pública ou privada.

Inscrições do Sisu 2018 passo a passo: veja como é simples se inscrever!

As inscrições para o Sisu 2018 serão realizadas exclusivamente via internet, sem a cobrança de nenhuma taxa. Cada candidato terá o direito de se inscrever em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Abaixo estão descritas as etapas de inscrição:

Como se inscrever no Sisu 2018

  1. Acessar o site de inscrição do Sisu 2018: o site oficial do Sistema é vinculado ao portal do MEC, disponível no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br;
  2. Informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017: através do número de inscrição e senha do último Exame, o Sistema tem acesso direto ao aproveitamento do participante em cada uma das áreas de conhecimento das provas, tornando possível a ordenação dos inscritos em cada curso. Quem não se lembrar dos dados exigidos, poderá clicar na opção “Esqueceu seu número de inscrição do Enem 2017 ou sua senha no Enem?”, disponível na parte inferior da própria página;
  3. Confirmar os dados de contato: Ao informar o número de inscrição e senha do Enem 2017, a página carregará dos dados de contato do participante. No momento, será necessário confirma-los e atualizá-los (se necessário), pois através deles o Sisu entrará em contato sempre que for necessário.
  4. Fazer inscrição na 1ª opção: Nesta etapa é onde começa de fato a inscrição do Sisu 2018. Na tela, o candidato precisa clicar em “Fazer inscrição”, para escolher o curso de primeira opção.
  5. Pesquisar as vagas do Sisu 2018: Após clicar para fazer inscrição na primeira opção de curso, será necessário fazer a pesquisa pelo curso desejado. A busca poderá ser realizada por nome de município, nome da instituição ou nome do curso.
  6. Escolher a modalidade de concorrência à vaga: Ao pesquisar as vagas são mostrados os detalhes dos cursos pesquisados. A partir daí, caberá ao participante escolher a modalidade de concorrência.
  7. Confirmar inscrição no Sisu 2018: Depois de escolher a modalidade de concorrência, será aberta a página de confirmação de inscrição do Sisu 2018. Nela estarão descritos os dados do curso escolhido, incluindo os documentos exigidos pela instituição para matrícula, em caso de aprovação.
  8. Fazer inscrição na 2ª opção: O Sistema permite que cada participante se inscreva em até duas opções de cursos, caso ache necessário. Para se inscrever na segunda opção, basta repetir todos os passos descritos a partir do item 4.

O período de inscrição do Sisu 2018 primeiro semestre será aberto na segunda quinzena de janeiro, provavelmente no dia 23 (terça-feira), com término previsto para o dia 26 seguinte (sexta-feira).

Durante os dias de inscrição, o Sistema atualizará as notas de corte do Sisu 2018 em cada um dos cursos, permitindo que o candidato analise sua classificação parcial, lhe dando a chance de alterar as opções de curso quantas vezes julgar necessário.

Os candidatos pré-selecionados deverão prosseguir com suas matrículas junto às instituições de ensino. Os horários de atendimento e procedimentos necessários para a efetivação da seleção deverão ser observados diretamente junto à instituição.

Quem não for selecionado no curso de primeira opção, mesmo se matriculando no curso de segunda opção, terá a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2018, no próprio site de inscrição, para continuar concorrendo às eventuais vagas não preenchidas.

Curta a nossa página no facebook e acompanhe todas as nossas publicações com maior praticidade!

Como se inscrever no Sisu 2018
5 (100%) 1 voto

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: