Edital do Sisu 2018

Atualizado em: 06.11.2017

by Sisu 2018 on 06/11/2017

Veja aqui como consultar o edital do Sisu 2018! No fim do mês de janeiro será aberto mais um processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No mesmo mês, o MEC (Ministério da Educação) divulgará o edital com todas as regras e datas oficiais da próxima edição do programa.

Criado pelo Governo Federal, o Sisu teve sua primeira edição no ano de 2010. A partir de então, com dois processos seletivos anuais, um no início de cada semestre, veio se consolidando como a principal porta de acesso ao ensino superior público do país.

Notas do Enem 2017 serão utilizadas nos processos de seleção do Sisu 2018

Para fazer inscrição no Sisu 2018, tanto no primeiro quanto no segundo semestre do ano, os estudantes precisam participar do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio.

A participação na última edição do Exame é o principal requisito do Sisu 2018. Notas de outras edições não serão aceitas nos processos seletivos. Ainda, para se inscrever, o estudante precisa de um aproveitamento superior a zero na redação do Enem 2017.

Aqueles alunos que não vão concluir o ensino médio em 2017, mas se inscreveram para participar como treineiros das provas do Enem, não poderão se inscrever no Sisu 2018.

Edital do Sisu 2018 será divulgado pelo MEC na primeira quinzena de janeiro

O detalhamento de todas as regras, exigências, direitos e deveres dos participantes serão descritos no edital do Sisu 2018, que será elaborado pelo MEC e divulgado alguns dias antes da abertura do período de inscrição, no mês de janeiro.

No edital do programa também estarão disponíveis todas as datas do cronograma do Sisu 2018.

A expectativa é de que o documento regulamentador do próximo processo seletivo não tenha muitas novidades e alterações em relação aos últimos.

Assim que o MEC publicar o edital, divulgaremos a notícia aqui em nosso site e disponibilizaremos o link de acesso ao documento oficial.

É indispensável que todos os estudantes interessados em participar do processo seletivo do Sisu 2018 leiam completamente o edital, ficando por dentro dos detalhes de cada uma das regras do programa.

Quando será aberto o período de inscrição do Sisu 2018 primeiro semestre? Onde são feitas as inscrições?

Antes mesmo do MEC divulgar o edital com o cronograma oficial do Sisu 2018, podemos nos basear nas edições anteriores para fazer previsões sobre as principais datas do próximo processo seletivo.

Assim, a expectativa é de que o período de inscrições do Sisu 2018 no primeiro semestre tenha quatro dias de duração e aconteça no mês de janeiro, com início previsto para o dia 23 (terça-feira) e término para o dia 26 (sexta-feira).

O único meio oficial de se inscrever no Sisu 2018 é através da página oficial do programa, disponível no portal do MEC, no endereço http://sisu.mec.gov.br/. O site será aberto às 10h do primeiro dia e fechado para inscrições às 23h59min do último dia, levando em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Qual a quantidade de vagas do Sisu 2018?

Espera-se que o número de vagas do Sisu 2018 seja um pouco superior à quantidade ofertada no primeiro semestre de 2017.

Na ocasião, foram disponibilizadas 238.397 vagas em 131 instituições federais de ensino superior espalhadas por todo o país, incluindo universidades, institutos de educação, ciência e tecnologia.

A edição do primeiro semestre de 2017 superou a oferta do mesmo período do ano anterior em cerca de 4,5%, segundo informações do próprio MEC. Assim, a expectativa é de que seja mantida a evolução do programa.

Atualmente, o Sisu é utilizado como parte integral dos processos seletivos das instituições participantes. Algumas delas ainda sujeitam os candidatos a uma segunda etapa de seleção. Contudo, o Sistema de Seleção Unificada praticamente extinguiu as tradicionais provas de vestibulares na maioria das instituições públicas do país.

Continue visitando nosso site e acompanhe todas as nossas publicações. Faremos o possível para mantê-lo sempre bem informado. Curta também a página no facebook 2018!

Edital do Sisu 2018
Avalie este artigo!

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: