Inscrições do Sisu 2018 começam em 29 de Janeiro

Atualizado em: 18.01.2018

by Sisu 2018 on 12/01/2018

Está chegando o período das inscrições para o Sisu 2018. O Sistema de Seleção Unificado é muito aguardado pelos estudantes, pois é onde concorrem a vagas em instituições da rede pública. O Governo Federal criou o sistema em 2010 onde vem realizando sonhos de pessoas de baixa renda a se tornarem médicos, engenheiros, advogado e entre outras profissões.

O Sisu 2018 possui muitas universidades distribuídas pelo Brasil como nas regiões norte, nordeste, centro-Oeste, Sudeste, Sul e a rede Federal de Ciências e Tecnologias. O Ministério da Educação – MEC já liberou a consulta por vagas. Basta acessar o endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/cursos onde terá lista de cursos, de instituições e de municípios. Logo a seguir iremos ensinar como se inscrever no sistema, tipos de vagas, apresentar o cronograma e como participar da lista de espera.

Como se inscrever no Sisu 2018?

Edital do Sisu 2018A princípio para se inscrever no Sisu 2018 primeiro semestre é obrigatória a participação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem edição 2017. O estudante também deverá obter nota maior que zero na redação. Lembrando que os menores de 18 anos que fizeram o Enem na condição de treineiros não poderão participar do sistema de seleção.

É bom lembrar que o MEC autorizou que instituições possam exigir nota mínima ou dar preferência para a nota maior naquela matéria que se refere ao curso. Caso o candidato não possuir a nota exigida pela instituição o sistema irá emitir uma mensagem informando. Aqueles que foram selecionados em outras edições poderão optar em participar este ano, desde que tenham comparecido no exame e respeitem a lei nº 12..089.

Para se inscrever no Sisu 2018 basta acessar o endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/ a partir do dia 29 de janeiro  (O MEC antecipou as inscrições para o dia 23 de janeiro) Leia mais sobre isso aqui. O sistema dará um prazo de 4 dias para pode se inscrever, ou seja, vai até o dia 1 de fevereiro. Para poder iniciar o cadastro basta informar o número de inscrição do Enem e senha. Para os que não lembram, basta acessar a página do exame e solicitar uma senha provisória. Automaticamente o sistema receberá informações pessoais disponíveis no exame como nota obtida, nome completo, CPF e entre outras.

Os participantes deverão apresentar duas opções de cursos sendo em ordem de preferência. Além dos cursos o estudante deverá optar entre qual modalidade de concorrência se identifica, tendo como opção:

  1. Lei de Cotas: A Lei nº12.711, de 29 de Fevereiro de 2012 foi criada para aumentar as oportunidades sociais e educacionais no Brasil. A lei de cotas obriga que instituições separem no mínimo cerca de 50% das vagas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola de rede pública ou que autodeclaram preto, pardo e indígenas;
  2. Vagas para políticos de ação afirmativa: Esta opção dependerá da instituição, pois ela não é obrigatória. Entretanto, aquelas universidades que optam normalmente determinam quantidade de vagas e para quem separar;
  3. Vagas para ampla concorrência: Esta modalidade de concorrência é referente apenas aqueles que participaram no Enem 2017 assim sem outras exigências.

Resultado e lista de espera do Sisu 2018

As inscrições se encerram às 23h59min (horário de Brasília) do dia 1 de fevereiro, mas já o resultado da chamada regular será disponibilizado no dia 2 de fevereiro. Para visualizar basta acessar o boletim do candidato ou comparecer em uma das instituições participantes do Sisu 2018, além da central do MEC no número 0800 616161. Para visualizar o boletim basta informar o número de inscrição do Enem e a senha. A matrícula para a chamada regular será do dia 5 de fevereiro até o dia 7, não permitindo atraso. É de extrema importância que compareça na instituição selecionado nos primeiros dias, pois havendo algum imprevisto haja tempo para solucionar.

Para os que não foram selecionados não desanimem, pois ainda possui a chamada da lista de espera do Sisu 2018 onde as instituições perfazem as vagas não ocupadas. Para aqueles que tem interesse basta acessar o boletim do candidato e confirmar presença na lista de espera no prazo do dia 2 até dia 7 de fevereiro. Lembrando que aqueles que foram selecionados na segunda opção também poderão manifestar interesse.

A partir do dia 9 de fevereiro até 30 de abril poderá ter a convocação dos estudantes disponíveis na lista de espera. Lembrando que é de responsabilidade do candidato o acompanhamento da seleção.
Aqui tornamos tudo mais fáceis, pois através da página do Facebook Sisu 2018 te mantemos informados sobre o sistema. Não esqueça de curtir e compartilhar com os amigos.

Inscrições do Sisu 2018 começam em 29 de Janeiro
4.3 (86.67%) 6 votos

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: