Inscrições do Sisu 2018: Quando começam?

Atualizado em: 18.06.2017

by Sisu 2018 on 18/06/2017

Quando começam as inscrições do Sisu 2018? Milhões de estudantes que vão participar das provas do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio) sonham em conseguir uma vaga em algum curso de instituições públicas do ensino superior no processo seletivo do Sisu 2018 – Sistema de Seleção Unificada. As inscrições terão início em janeiro e deverão ser feitas exclusivamente via internet.

Criado pelo Governo Federal no ano de 2010 e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu opera com dois processos de seleção por ano, um no início de cada semestre, sempre utilizando as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio.

Inscrições do Sisu 2018 primeiro semestre acontecerão em janeiro

O período de inscrição do Sisu 2018 no primeiro semestre do ano será aberto no final do mês de janeiro, com o seu término previsto para os últimos dias do próprio mês.

A abertura das inscrições depende diretamente da divulgação dos resultados individuais do Enem 2017, prevista para acontecer no dia 19 de janeiro, em uma sexta-feira.

SISU 2018 INSCRIÇÕES

Tomando como base o cronograma do primeiro semestre de 2017, quando o período de inscrição teve duração de quatro dias, com início no dia 24 e término em 27 de janeiro, pode-se fazer uma previsão das datas que serão escolhidas para o próximo ano.

A expetativa é de que o período de inscrições do Sisu 2018 tenha início às 10h do dia 23 de janeiro, uma terça-feira, e término às 23h59min do dia 26 seguinte, na sexta-feira da mesma semana, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

Quem pode se inscrever no Sisu 2018?

Terão direito de participar do processo seletivo do Sisu 2018, tanto no primeiro quanto no segundo semestre do ano, os candidatos que realizarem as provas do Enem 2017 e conquistarem nota maior do que zero na prova de redação.

Algumas instituições de ensino poderão estabelecer notas mínimas para determinados cursos nos quais oferecem suas vagas.

Em casos onde a nota do estudante for menor do que a exigência da instituição para o curso selecionado, o próprio sistema emitirá uma nota informativa, justificando a impossibilidade de o participante concorrer àquelas vagas.

Onde e como se inscrever no Sisu 2018?

As inscrições para o Sisu 2018 serão realizadas exclusivamente via internet, sem a cobrança de nenhum valor correspondente à taxa. Para se inscrever, o estudante precisa acessar a página oficial do programa, no portal do MEC, disponível no endereço http://sisu.mec.gov.br.

Ao clicar na opção “Fazer inscrição”, a página será direcionada para a tela de início do cadastro, onde serão exigidos o número de inscrição e a senha do Enem 2017.

Os candidatos que não se recordarem mais dos dados, terão o direito de recuperá-los clicando em alguns dos links de apoio disponíveis na própria página.

Durante o preenchimento da inscrição no site oficial, cada participante terá a chance de se inscrever em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando a modalidade em que deseja concorrer a cada uma das vagas.

Além da ampla concorrência, existe também a Lei de Cotas do Sisu 2018, que reserva 50% das vagas oferecidas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública.

Algumas instituições participantes ainda disponibilizarão algumas de suas vagas a políticas de ações afirmativas próprias. Tais informações serão conhecidas no ato da inscrição.

Nota de corte e acompanhamento de inscrição do Sisu 2018

Diariamente, durante todo o período de inscrição, o sistema atualizará automaticamente as notas de corte do Sisu 2018 em todos os cursos oferecidos. A nota de corte nada mais é do que a nota do último candidato pré-selecionado entre as vagas ofertadas, ou a eventual nota mínima exigida pela instituição em determinados cursos.

Até o último minuto do prazo de inscrição, os candidatos terão o direito de realizar o acompanhamento das suas situações, mudando as escolhas de cursos quantas vezes achar necessário, prevalecendo sempre as últimas alterações.

Visite nosso site sempre que puder e curta a página do Sisu 2018 no facebook para se manter sempre bem informado!

Inscrições do Sisu 2018: Quando começam?
5 (100%) 1 voto

Previous post:

Next post: