Inscrições do Sisu 2018 serão antecipadas pelo MEC

Atualizado em: 18.01.2018

by Sisu 2018 on 18/01/2018

MEC anuncia antecipação do período de inscrição do Sisu 2018: Confira a nova data! Na manhã desta quinta-feira (18), data em que foi divulgado o resultado individual do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio), o Ministério da Educação (MEC) informou que vai antecipar o início das inscrições do Sisu 2018 – Sistema de Seleção Unificada. Os estudantes poderão se inscrever a partir da próxima terça-feira (23) até a sexta-feira seguinte, dia 26.

O edital do Sisu 2018 havia sido publicado ainda no início do ano passado, na manhã do dia 08 de dezembro. No documento oficial que conta com as regras e cronograma da edição deste primeiro semestre, o período de inscrição estava marcado para os dias 29 de janeiro a 01 de fevereiro.

Inscrições para o Sisu 2018 primeiro semestre poderão ser feitas a partir da manhã da próxima terça-feira (23)

Edital do Sisu 2018A expectativa é de que o Sistema de Seleção Unificada seja aberto por volta das 08h da manhã da próxima terça-feira, dia 23, seguindo o horário oficial de Brasília/DF. As inscrições para o Sisu 2018 primeiro semestre deverão ser feitas exclusivamente via internet até às 23h59min do dia 26, na sexta-feira seguinte, também de acordo com o horário oficial de Brasília/DF.

Para fazer inscrição no Sisu 2018, o estudante precisa acessar o site http://sisu.mec.gov.br/. No acesso, é necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha.

Os estudantes que não se lembrarem e tiverem que recuperar o número de inscrição e senha do Enem 2017, deverão clicar na opção “Esqueceu seu número de inscrição ou senha do Enem?”, disponível em um link de apoio na própria página.

O motivo para a antecipação do início das inscrições, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, é saciar a ansiedade dos candidatos. No entanto, o MEC não confirmou também a antecipação na divulgação dos resultados, prevista para o dia 02 de fevereiro, sexta-feira. A expectativa é de que o resultado também seja antecipado, provavelmente para o dia 27 de janeiro, sexta-feira seguinte ao término das inscrições.

Quem pode fazer inscrição no Sisu 2018 primeiro semestre?

O Sistema de Seleção Unificada é um programa criado pelo Governo Federal com a finalidade de distribuir vagas em instituições públicas do ensino superior espalhadas por todo o país.

Para participar do processo seletivo do Sisu 2018, seja no primeiro ou no segundo semestre do ano, o estudante precisa ter feito as provas do Enem 2017 e tirado nota maior do que zero na redação.

Além disso, é obrigatório que o candidato tenha concluído todos os anos de ensino médio. Aqueles que se inscreverem na seleção deste primeiro semestre, sendo aprovado ou não, também poderá utilizar a nota do Enem 2017 nas inscrições do Sisu 2018 segundo semestre, que acontecerão no meio do ano.

Ao se inscrever, cada candidato poderá escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Em cada uma das opções, deverá ser indicada a modalidade de concorrência: ampla concorrência ou Lei de Cotas, que reserva vagas a concluintes do ensino médio em escolas da rede pública. Algumas instituições ainda possuem políticas de ações afirmativas próprias, que serão informadas no ato da inscrição.

Diariamente, durante as inscrições, o sistema atualizará as notas de corte do Sisu 2018 em cada curso. Até o encerramento do prazo de inscrição, o participante poderá alterar as escolhas de curso quantas vezes achar necessário.

Ao todo, serão distribuídas 239.601 vagas em 130 instituições de ensino superior, estaduais e federais. A consulta das vagas do Sisu 2018 já está disponível na página oficial do programa.

O MEC confirmou ainda, nesta manhã, que as inscrições do ProUni 2018 primeiro semestre serão realizadas entre os dias 06 e 09 de fevereiro. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos, integrais (100%) e parciais (50%), em cursos de faculdades particulares de todo o país.

Curta a página oficial do Sisu 2018 no facebook e acompanhe todas as nossas publicações com maior praticidade!

Inscrições do Sisu 2018 serão antecipadas pelo MEC
2.8 (55.71%) 14 votos

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: