Inscrições para o Sisu 2018

Atualizado em: 02.03.2017

by Sisu 2018 on 02/03/2017

Inscrições SISU 2018: Em breve serão abertas as inscrições para o processo que selecionará estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. As vagas ofertadas no Sistema de Seleção Unificada – SISU 2018 são para estudantes brasileiros que em 2017 realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Atualmente, várias instituições públicas renomadas de ensino superior utilizam o processo seletivo do SISU.

A expectativa é que o número de vagas ofertadas no SISU 2018 supere as da última edição. Hoje muitas instituições de ensino superior utilizam este processo seletivo para selecionar seus novos alunos. O SISU 2018 terá vagas para cursos de nível superior em todas as regiões do Brasil.

As inscrições para o processo seletivo do SISU 2018 podem ser realizadas apenas no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. As inscrições são totalmente gratuitas, devendo o participante apenas ficar atento quando será o período de inscrições que ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação – MEC.

Processo seletivo SISU 2018

Durante o ano serão realizados dois processos seletivos do SISU 2018, um no primeiro e outro no segundo semestre. As inscrições para participar do SISU no primeiro semestre de 2018 devem ser abertas no mês de janeiro. No ato da inscrição o candidato deverá informar o número de inscrição e a senha que cadastrou e utilizou no Enem 2017.

Inscrições para o Sisu 2018

Existem algumas escolhas que o participante deve realizar para concorrer as vagas ofertadas no processo seletivo do SISU 2018. A primeira escolha é a das opções de curso. São duas as opções de curso que devem ser feitas da seguinte forma: a primeira deve ser o curso de maior interesse do candidato, já a segunda deve ser um curso que o candidato fique satisfeito caso não seja contemplado com a primeira opção.

Outra escolha que deve ser realizada pelos candidatos será qual a modalidade de vagas que desejam concorrer. São duas as modalidades, as de ampla concorrência e as destinadas a atender as políticas afirmativas, Lei de Cotas. Vale lembrar que mesmo candidatos que optam por vagas destinadas a Lei de Cotas têm que observar a nota de corte exigida para o curso pretendido.

O candidato pode durante o período de inscrições acompanhar a nota de corte dos cursos em que está concorrendo uma vaga no SISU 2018. É permitido também alterar as opções de curso e o sistema validará sempre a última opção informada pelo candidato.

Resultado SISU 2018

O resultado do SISU 2018 será divulgado após o fim do período de inscrição. O sistema informatizado selecionará de acordo com as notas do Enem, número de vagas ofertadas e modalidade de concorrência os candidatos melhores classificados.

Algumas instituições de ensino superior atribuem pesos diferentes para as notas obtidas nas provas do Enem e podem utilizar processos seletivos complementares para preencher as vagas no SISU 2018.

Os candidatos que forem selecionados com a primeira opção de curso terão que procurar a instituição de ensino e efetivar a matricula para o curso. Já aqueles que forem selecionados para a segunda opção podem realizar a matricula ou optar em participar da Lista de Espera do SISU 2018.

Na lista de espera do SISU 2018 serão disponibilizadas vagas eventualmente não preenchidas no processo seletivo regular. No entanto, apenas os candidatos que forem selecionados com a segunda opção de curso podem manifestar o interesse em participar da lista de espera.

Tão logo seja divulgado, informaremos aqui o Cronograma Oficial do SISU 2018 e acompanhe também nossa página do Facebook, curta e compartilhe.

Inscrições para o Sisu 2018
1 (20%) 1 voto

{ 2 comments… read them below or add one }

Caio Graco Risso Zulpo setembro 20, 2017 às 7:31 am

Bom dia, gostaria de saber se na inscrição do SISU 2018 não posso usar a nota do Enem de 2016.
Obrigado

Responder

vanusa outubro 9, 2017 às 10:36 am

bom dia, goataria de saber se posso usar a nota do enem de 2015 para inscriçao do sisu 2018
atenciosamente aguardo
obrigado

Responder

Leave a Comment

{ 4 trackbacks }

Previous post:

Next post: