Inscrições Sisu 2018 Primeiro Semestre

Atualizado em: 19.04.2017

by Sisu 2018 on 19/04/2017

Veja como fazer inscrição no Sisu 2018 primeiro semestre! Na segunda quinzena do primeiro mês do ano serão abertas as inscrições do Sisu 2018 – Sistema de Seleção Unificada. O edital do processo seletivo será divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) no início de janeiro e as inscrições devem acontecer dentro do próprio mês.

Criado pelo Governo Federal no ano de 2009, o Sisu 2018 é um programa do MEC através do qual universidades e institutos federais de educação superior ofertam vagas em seus cursos a estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a nota do Enem 2017, por exemplo, os estudantes poderão se inscrever nos processos de seleção do primeiro e segundo semestre do ano seguinte.

Quem pode se inscrever no Sisu 2018?

O principal requisito do Sisu 2018 é que o candidato participe do Enem 2017 e conquiste nota maior do que zero na prova de redação. Algumas instituições exigem rendimento mínimo dos estudantes nas provas. Nesses casos, o sistema emite mensagens caso as notas não sejam iguais ou superiores às exigências.

Inscrições Sisu 2018

Candidatos que participaram de edições anteriores do Enem e concorreram a vagas em processos seletivos dos últimos anos, poderão se inscrever no Sisu 2018, desde que façam as provas do Enem 2017 e atinjam os requisitos de seleção.

Quando terá início o período de inscrição do Sisu 2018 primeiro semestre? Tomando como base a edição do primeiro semestre de 2017, a expectativa é de que as inscrições para o Sisu 2018 sejam abertas na segunda quinzena de janeiro, com aproximadamente uma semana de duração.

Em 2017, o período de inscrição teve início no dia 24 de janeiro, uma terça-feira, e terminou no domingo seguinte, dia 29.

Assim, se forem escolhidos os mesmos dias da semana, espera-se que o período de inscrição do Sisu 2018 tenha início no dia 23 de janeiro (terça-feira) e termine às 23h59min do dia 28 seguinte (domingo), seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

Como são feitas as inscrições do Sisu 2018?

Para fazer inscrição no Sisu 2018 primeiro semestre, ou segundo semestre, o estudante precisa acessar o site oficial do programa, disponível no portal do MEC, no endereço http://sisu.mec.gov.br.

No acesso, o sistema exigirá que o participante informe o número de inscrição e a senha do Enem 2017. Quem porventura não se lembrar dos dados, poderá recuperá-los com facilidade clicando em links de apoio disponíveis na própria página de inscrição.

Não é cobrado nenhum valor referente à taxa de inscrição no programa, visto que todos os participantes já se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio, que requer tal pagamento.

Em quantos cursos cada candidato pode se inscrever no Sisu 2018?

Quais as modalidades de concorrência? Cada estudante tem o direito de escolher até duas opções de cursos diferentes durante a inscrição, desde que fique atento à ordem de preferência, visto que ela influencia diretamente nos resultados.

Assim, em cada um dos cursos, o candidato deve indicar a modalidade na qual deseja concorrer à vaga. Além da ampla concorrência, também existe a Lei de cotas do Sisu 2018, que destina 50% das vagas disponíveis à estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública.

Algumas instituições de ensino ainda disponibilizam políticas de ações afirmativas, privilegiando os autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, por exemplo. O benefício pode ser reserva de vagas ou acréscimo na pontuação do participante, em forma de bônus. Todos esses casos são informados pelo sistema no ato da inscrição.

Como acompanhar as notas de corte do Sisu 2018?

Quantas vezes é permitido alterar as inscrições em cada curso? As notas de corte do Sisu 2018 serão atualizadas em todas as madrugadas do período de inscrição. Assim, é importante que todos os candidatos façam o acompanhamento dia a dia.

Caso a nota de corte no curso supere o aproveitamento do participante, é indicado que este escolha outro curso, visto que o corte geralmente aumenta com o passar dos dias.

O sistema permite que o candidato altere seus cursos quantas vezes achar necessário, desde que seja dentro do período de inscrição sob a consciência de que a última alteração prevalecerá sobre as demais.

Para maiores informações sobre o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada, leia outros artigos em nosso site, continue nos visitando e curta a página do Sisu 2018 no facebook!

Inscrições Sisu 2018 Primeiro Semestre
5 (100%) 1 voto

Previous post:

Next post: