Inscrições SISU 2018 Segundo Semestre

Atualizado em: 08.05.2018

by Sisu 2018 on 08/05/2018

O Sistema de Seleção Unificada – SISU 2018 é um programa do Ministério da Educação – MEC, que seleciona candidatos para vagas disponibilizada por instituições públicas estaduais e federais de ensino superior utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

As inscrições para a edição do segundo semestre para o processo seletivo do SISU – 2018 serão abertas em breve e devem ser realizadas no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br mediante a informação do número de inscrição e a senha do Enem 2018. Na edição do primeiro semestre foram oferecidas mais de 239 mil vagas de cursos distribuídas entre as 130 instituições de ensino superior que utilizam o Sistema.

As datas do período de inscrições para participar da segunda edição do processo seletivo do SISU 2018 ainda não foram divulgadas oficialmente pelo MEC, mas os participantes devem ficar atentos, pois o período deve ser aberto já nos primeiros meses do segundo semestre.

O que fazer para realizar a inscrição do SISU 2018

Inscrição Sisu 2018 Como FazerAntes de acessar o endereço eletrônico para realizar a inscrição do Enem 2018 o candidato deve verificar se atende os requisitos básicos para participar do processo seletivo. Os critérios são os de ter participado da última edição do Enem, ter obtido nota superior a zero na prova de Redação e por último, não ter participado do Enem 2017 na condição de “Treineiro”.

Atendendo a todos os requisitos, no ambiente eletrônico do SISU 2018 o candidato terá que informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2017. Será exigido que em ordem de preferência o candidato informe duas opções de curso.

O que acontece após o fim do período de inscrições do SISU 2018

No ato da inscrição, os candidatos informam duas opções de curso que deseja concorrer a uma vaga no SISU 2018. As opções devem ser informadas em ordem de preferência, ou seja, se o candidato deseja cursar medicina, esta deve ser sua opção prioritária.

Após o fim do período de inscrições para o processo seletivo do SISU 2018 segundo semestre, através de chamada única, o sistema informatizado do SISU divulga o resultado do processo seletivo.

O Sistema informatizado do SISU irá priorizar sempre a primeira opção de curso do candidato, no entanto existe a possibilidade de ser contemplado com a segunda opção. Neste caso, os participantes têm a possibilidade de manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do SISU 2018.

A lista de espera servirá para que os candidatos não contemplados em nenhuma das duas opções ou contemplados com a segunda opção mesmo tendo efetuado matrícula,terem a oportunidade de concorrer à vaga de sua primeira opção de curso. Como na seleção principal, a seleção da Lista de espera do SISU 2018 é realizada em chamada única.

Após o processo seletivo os candidatos devem procurar a instituição de ensino superior para efetivar a matrícula para a opção de curso em que foram contemplados.

Mudanças no critério de seleção do SISU 2018

As mudanças anunciadas pelo MEC nos critérios de seleção do SISU 2018 entraram em vigor desde a edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada.

Segundo o anunciado, as instituições de ensino superior que utilizam o SISU além de terem a autonomia de atribuir pesos e notas mínimas nas provas do Enem 2018 vão poder estabelecer qual será a média mínima no somatório das quatro provas para realizar a seleção dos candidatos.

Caso optem, as instituições de ensino superior poderão combinar as duas opções para definir se o candidato tem ou não direito a vaga oferecida no SISU 2018.

O MEC informou que as mudanças nos critérios de avaliação dos pesos e médias para selecionar os candidatos do SISU 2018 foi um pedido das próprias instituições de ensino superior.

Apostila do Enem 2019

Caso a sua nota não seja suficiente para conseguir uma vaga no processo seletivo do SISU 2018 é porque não utilizou o nosso material de estudos, a Apostila do Enem 2019.

A Apostila do Enem 2019 é um material completo com todas as matérias de estudos dos temas do Enem, (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática). Além de um curso completo de Redação e simulados gabaritados com respostas comentadas.

Não perca outra oportunidade de conseguir uma vaga no SISU, clique no link conheça mais e compre sua Apostila do Enem 2019.

Mais informações do processo seletivo do SISU 2018 do segundo semestre estão disponíveis a página do Facebook, curta e compartilhe.

Inscrições SISU 2018 Segundo Semestre
5 (99.08%) 174 votos

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: