Quando Começam as Inscrições do Sisu 2018 do Segundo Semestre

Atualizado em: 08.05.2018

by Sisu 2018 on 15/05/2018

Aos estudantes que sonham com a vaga em uma instituição federal, não percam as esperanças, pois o MEC dará início às inscrições Sisu 2018 segundo semestre. O período de inscrições Sisu 2018 (Sistema de Seleção Unificada) segundo semestre será iniciado pelo MEC (Ministério da Educação) entre o final de maio e início de junho. Veja aqui quem pode, e como se realiza a inscrição!

Como e onde realizar as inscrições Sisu 2018 segundo semestre

Os participantes que não conseguiram uma vaga no primeiro semestre do Sisu 2018 terão uma nova chance. O MEC ainda não divulgou uma data específica para o período de inscrições Sisu 2018 segundo semestre, porém, baseando-se nas edições passadas, podemos dizer que é bem provável que se iniciará no final de maio ou no início de junho.

As inscrições Sisu 2018 segundo semestre poderão ser realizadas somente no site oficial do MEC, disponível neste link http://sisu.mec.gov.br/. A inscrição é totalmente gratuita.

Quando Começam as Inscrições do Sisu 2018 do Segundo SemestrePara poder se inscrever no Sisu 2018 segundo semestre o participante deverá confirmar todos os dados orientados no site da inscrição e também informar o número de sua matrícula e senha prestados na página do participante do Enem 2017.

Caso o estudante não se recorde, é só acessar novamente a página do participante do Enem 2017 e pedir uma nova senha, que será enviada imediatamente ao e-mail do aluno.

Após isso, o participante terá que selecionar o curso que deseja e a instituição de sua preferência, podendo escolher até dois tipos de cursos e instituições.

Cursos e Notas de corte do Sisu 2018

Ao encontrar o curso que deseja na instituição de sua preferência, você vai conhecer os detalhes do curso escolhido, que são a quantidade de vagas, e a nota de corte do curso.

Nota de corte é a nota mínima para a realização da inscrição no curso. Alguns cursos já tem estabelecidos, outros não. A instituição pode escolher em ser uma nota de corte referente a nota geral do Enem 2017 ou uma porcentagem em uma única área específica.

Essa nota de corte é alterada dia a dia, pois o Sisu calcula e divulga a nota mínima necessária em cada curso.

Caso o aluno veja que o curso que desejou está com uma nota de corte muito maior que a nota que adquiriu, ele pode optar por mudar de curso, ou então, de instituição, porém, dentro do período de inscrições Sisu 2018 segundo semestre.

Após isso, caberá o aluno acompanhar até o término do período de inscrições Sisu 2018 segundo semestre, para poder ver se seu nome está dentro das vagas estabelecidas pelo curso na instituição escolhida pelo mesmo. E caso tenha conseguido a vaga no curso escolhido, terá que se apresentar na instituição com a documentação necessária por ela pedida.

Os candidatos que se inscreverem e, infelizmente não conseguirem a vaga, poderão esperar a lista de espera da instituição ser divulgada e, caso algum aluno que não se apresentou ou não apresentou a documentação necessária, será através da lista, que o MEC disponibilizará a vaga não preenchida.

Vagas do Sisu 2018

O primeiro semestre de inscrições Sisu 2018 foram disponibilizadas aproximadamente 240 mil vagas em 130 instituições públicas.

Para o segundo semestre de inscrições do Sisu 2018 as expectativas são animadoras, podendo ter aproximadamente 60,000 vagas em mais de 1,400 instituições federais, comparando com a do ano passado.

Quem pode participar das inscrições Sisu 2018 segundo semestre

Para poder participar das inscrições Sisu 2018 segundo semestre o aluno precisa ter terminado o ensino médio, e ter realizado as provas do Enem 2017, obtendo uma nota maior que zero na redação.

Ao contrário de outros programas oferecidos pelo Ministério da Educação, o Sisu 2018 não tem como requisito a renda familiar per capita do aluno para poder participar desse programa.

Caso o participante tenha tentado no primeiro semestre de inscrições do Sisu 2018, ele poderá novamente concorrer à uma vaga na instituição desejada.

O aluno que já esteja realizando um curso numa instituição superior, pode também participar das inscrições Sisu 2018 segundo semestre, mas não poderá estudar em mais de um curso.

No segundo semestre de inscrições do Sisu 2018 não será cobrada, assim como na primeira, nenhuma taxa referente às inscrições.

Caso o aluno desejar, poderá imprimir um comprovante de inscrição no segundo semestre das inscrições para o Sisu 2018.

Para poder ficar ainda mais por dentro do programa Sisu 2018, continue lendo os artigos de nosso site e, se tiverem dúvidas, podem deixar perguntas logo mais abaixo que teremos o prazer em ajudá-los.

Não se esqueçam de acessar e curtir a nossa página oficial do Facebook.

Quando Começam as Inscrições do Sisu 2018 do Segundo Semestre
4.5 (90%) 2 votos

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post: