Quando começam as inscrições Sisu 2018

Atualizado em: 02.10.2017

by Sisu 2018 on 02/10/2017

Veja neste artigo quando começam as inscrições do Sisu 2018. Conforme as edições anteriores, previsão é que o Ministério da Educação (MEC) abra as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018) na primeira quinzena do mês de janeiro. Muitos dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio aguardam ansiosamente, pois o programa é a porta de entrada para as universidades federais.

Como todo programa educacional do MEC, o Sisu 2018 também possui algumas exigências para se inscrever, por exemplo, o candidato deverá obter nota maior que zero na redação do Enem edição 2017. Algumas instituições podem de exigir nota mínima para poder se cadastrar em alguns tipos de cursos. Aqueles que forem selecionados já iniciarão as aulas no mês de janeiro ou início de fevereiro.

Quando e como me inscrever no Sisu 2018?

O único acesso para a inscrição do Sisu 2018 é através do portal do MEC no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/ com número de inscrição do Enem e senha. Acaso não tenha a senha em mãos, basta acessar a página do exame para que possa efetuar um pedido de um código provisório no qual dará acesso para o cadastro de um oficial.

Quando começam as inscrições Sisu 2018

O processo seletivo do Sisu é um sistema que seleciona candidatos para instituições federais no qual cada categoria oferece uma nota de corte variada. As notas variam, pois calcula o número de vagas disponíveis e a quantidade de participantes inscritos, por isto oscila durante o período de inscrição.

No decorrer da inscrição do Sisu 2018 os estudantes devem informar em ordem de preferência dois tipos de curso, instituição e modalidade de concorrência, por exemplo:

Aqueles que possuem dois tipos de cursos em mente, deverá informar primeiro aquele que mais se identificar.

Entre as instituições do ensino superior poderá variar entre três tipos de modalidade como a Lei de cotar (vagas reservadas para estudantes concluintes do ensino médio em escola de rede pública ou candidatos que se autodeclara etnia e raça preta, parda ou indígenas), pois é obrigatória; vagas para a ampla concorrência (aqueles que fizeram o Enem 2017) e as destinadas para ampla concorrência que não fica disponível em todas instituições, pois é opcional.

Quando o período de inscrição para o Sisu 2018 começar, poderá durar no máximo 4 dias, previstos para segunda quinzena de janeiro. É importante lembrar que às 23h59min (horário de Brasília) o sistema ficara fora do ar para a atualização da nota de corte de cada curso.

Resultado e matrícula do Sisu 2018

O sistema possui apenas uma única chamada regular, que normalmente é divulgado logo após o encerramento das inscrições. Como já foi informado o sistema prioriza a primeira opção de curso, entretanto, poderão ser contemplados na segunda. Aqueles selecionados deverão comparecer a instituição com histórico do ensino médio, comprovante de residência e entre outros. Para visualizar o resultado basta acessar o boletim do candidato.

Quem não for selecionado em nenhuma das opções ou aqueles já matriculados no curso da segunda opção poderá manifestar interesse em participação na lista de espera do Sisu 2018. Para isto basta acessar o boletim do candidato e confirmar presença. Lembrando que só concorrerão apenas a primeira opção de curso.

Aqueles candidatos não selecionados podem se inscrever para o Prouni – Programa Universidade Para Todos. A diferença entre estes programas é que o Prouni é destinado para instituições privadas. O programa distribui bolsas parciais que pode chegar a 50% de desconto e bolsas integrais. Além disto possui o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil que como nome já fala é um financiamento do Governo Federal com juros menores.

Para mais informações sobre o sistema, curta e compartilhe a página do Facebook Sisu 2018. Boa sorte!

Quando começam as inscrições Sisu 2018
Avalie este artigo!

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: