Sisu 2018: Inscrições e Lista de Espera

Atualizado em: 23.08.2017

by Sisu 2018 on 23/08/2017

Inscrições e lista de espera Sisu 2018: No ano de 2018 o MEC (Ministério da Educação) organizará dois processos seletivos do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, um no início de cada semestre, com o objetivo de distribuir vagas em instituições públicas de ensino superior a estudantes que participarem das provas do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio.

O principal requisito do Sisu 2018, tanto no primeiro quanto no segundo semestre, é participar do Enem 2017 e tirar nota maior do que zero na redação.

Além disso, estudantes que tiverem menos do que 18 anos no primeiro dia de aplicação das provas e que forem concluir o ensino médio após o ano de 2017, poderão utilizar a nota do Exame apenas para fins de autoavaliação, sem poder se inscrever no Sisu 2018.

Quando será aberto o período de inscrição do Sisu 2018 primeiro semestre? Onde e como se inscrever?

Sisu 2018 Inscrições e Lista de Espera

A expectativa é de que o MEC confirme o período de inscrição do Sisu 2018 para a segunda quinzena de janeiro. Levando em conta as datas adotadas em 2017, espera-se que o período dure quatro dias, com início às 10h de uma terça-feira, dia 23, e término às 23h59min do dia 26, na sexta-feira seguinte.

As inscrições para o Sisu 2018 serão realizadas exclusivamente via internet, na página oficial do programa disponível no portal do MEC, no endereço http://sisu.mec.gov.br/. Não será cobrado nenhum valor referente à taxa de inscrição e o sistema será operado levando em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Para fazer inscrição no Sisu 2018, o candidato deverá acessar a página oficial dentro da data que será confirmada em edital, tendo em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2017.

Cada participante terá o direito de escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. Além disso, o estudante deverá indicar a modalidade de concorrência às vagas.

Além da ampla concorrência, continuará sendo disponibilizada a Lei de Cotas do Sisu 2018, que reservará 50% das vagas a estudantes que concluírem o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. Algumas instituições ainda poderão reservar vagas em políticas de ações afirmativas próprias, que serão informadas no ato da inscrição.

Resultado e lista de espera do Sisu 2018: como manifestar interesse em participar?

O resultado do Sisu 2018 será divulgado em única chamada regular, com a lista divulgada no site oficial e nas próprias instituições participantes. Os candidatos pré-selecionados nos cursos de primeira opção deverão prosseguir com suas matrículas.

Quem for selecionado nos cursos de segunda opção terá o direito de optar por se matricular ou se inscrever na lista de espera. É importante ressaltar que a matrícula no curso de segunda opção não tira o direito de o estudante manifestar interesse em participar da lista.

A lista de espera do Sisu 2018 será disponibilizada às instituições a fim de preencher as eventuais vagas não preenchidas após o encerramento do período de matrícula daqueles pré-selecionados na chamada regular.

Além dos estudantes que forem chamados apenas para o curso de segunda opção, a lista também ficará disponível aos participantes que não forem selecionados em nenhuma das opções.

Lembrando que os estudantes que forem manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2018, estarão obrigatoriamente concorrendo às possíveis vagas restantes exclusivamente nos cursos de primeira opção.

A inscrição para a lista de espera do Sisu 2018 acontecerá exclusivamente via internet, na própria página oficial do programa, no portal do MEC.

A convocação dos candidatos aprovados em lista ocorrerá diretamente através das próprias instituições. Portanto, é essencial que os participantes entrem em contato com as mesmas e acompanhem suas situações de perto, observando as datas e exigências estabelecidas.

Assim que o MEC divulgar o edital do Sisu 2018, publicaremos a notícia aqui em nosso site, disponibilizando um link de acesso ao documento. Continue nos visitando para se manter sempre bem informado.

Curta a página do Sisu 2018 no facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

Sisu 2018: Inscrições e Lista de Espera
Avalie este artigo!

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: