Sisu 2018 Sistema de Seleção Unificada

Atualizado em: 23.01.2017

by Sisu 2018 on 23/01/2017

As inscrições para o Sisu 2018 – Sistema de Seleção Unificada têm início previsto da primeira edição para o mês de janeiro. Outra rodada de inscrições está prevista para junho na segunda edição do Programa. O sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) é utilizado com a nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, selecionar estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior.

Participar do Sisu 2018 só será possível para aqueles estudantes que tenham comparecido aos dois dias de provas do Enem. Os estudantes podem se inscrever para duas opções de curso, sendo os não selecionados automaticamente colocados na lista de espera do Sisu 2018. Nela, as instituições participantes poderão selecionar candidatos para as vagas remanescentes do programa.

Com as mudanças feitas no ano de 2017 as IES (Instituições do Ensino Superior) poderão avaliar os estudantes por notas obtidas por matéria. Nas edições anteriores o sistema calculava todas as notas e possuía uma média final. O cálculo feito era somar todas as matérias e a nota da redação e dividir por cinco, sendo assim teria a nota de corte.

Como se inscrever no Sisu 2018

A princípio para poder se inscrever no Sisu 2018 o estudante deverá obter nota maior que zero na redação. Caso o candidato atenda a esta exigência basta acessar o endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br com o número de inscrição do Enem 2017 e senha. Se não possuir a senha, terá que acessar a página do exame e efetuar o pedido da provisória clicando na opção “esqueci minha senha”.

Com as mudanças citadas acima as instituições de ensino participantes do Sisu 2018 terão a opção de avaliar, ou seja, poderá selecionar com base na nota soma e obtendo um média final ou nota por matéria.

Após informar o número de inscrição do exame e senha, automaticamente o sistema terá acesso a nota obtida e dados como nome e dados pessoais. O candidato deverá informar dois tipos de curso em ordem de preferência, instituição e tipo de vaga que gostaria de concorrer.

As inscrições do Sisu 2018 só estarão disponíveis até às 23h59min no horário de Brasília. Durante a madrugada o sistema estará indisponível em razão de atualização para a disponibilidade dos pré-selecionados. No período de inscrição é permitido alteração nas opções de cursos.

O Sisu 2018 disponibiliza vagas para ampla concorrência, Lei de Cotas e as de demais políticos afirmativos. Não são todas estas vagas que estão disponíveis nas instituições, pois as obrigatórias são a Lei de Cotas e ampla concorrência.

Resultado do Sisu 2018

Sisu 2018

O resultado Sisu 2018 possui apenas uma chamada regular que é feita alguns das após o encerramento das inscrições. Para visualizar basta acessar o boletim do candidato, pois lá terá todas as informações do estudante. Além disto pode ser consultado nas IES ou na Central de Atendimento do MEC através do 0800 616161.

O sistema do Sisu 2018 possui um critério de desempate que ocorre na seguinte ordem: Renda salarial obtida pelo estudante e familiar e maior nota na ordem (redação; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas).

Após o disponibilizar as vagas com os selecionados pelo Sisu 2018 o candidato terá um prazo para poder efetuar a matricula. A princípio é importante que o participante compareça na instituição optada e se atualizar a respeito de horário, dia e documentos necessários para iniciar o processo de matrícula.

Lista de espera do Sisu 2018

Juntamente com o resultado o sistema disponibiliza a lista de espera, mas para poder participar deverá manifestar interesse. Para isto basta acessar o boletim do candidato no prazo estabelecido que estará disponível.

Para poder participar da lista de espera do Sisu 2018 só será para os que não foram selecionados em nenhuma dos cursos ou apenas na segunda opção. Só concorrerá apenas o primeiro curso. A lista é disponibilizada para as instituições para o preenchimento de vagas.

Para mais informações sobre o sistema, curta e compartilhe a página Sisu 2018 no Facebook.

Sisu 2018 Sistema de Seleção Unificada
5 (100%) 1 voto

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

{ 1 trackback }

Next post: