Sisu 2018: Universidades e instituições participantes

Atualizado em: 19.11.2017

by Sisu 2018 on 19/11/2017

Neste artigo você terá informações referentes as Universidades do Sisu 2018. Muitos estudantes participaram de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, assim cada um possui direito de inscrição no Sistema de Seleção Unificado no qual estudantes concorrem a vagas em instituições federais.

O Sisu 2018 é uma iniciativa do Ministério da Educação que seleciona a entrada de candidatos participantes do Enem em instituições federais do ensino superior. As inscrições normalmente abrem no mês de janeiro e no meio do ano, acompanhando os períodos letivos das faculdades. Entretanto o estudante deverá obter nota acima de zero na redação e uma média considerável nas demais áreas de conhecimento do Enem.

Como visualizar as Universidades disponíveis no Sisu 2018

Para escolher aquela instituição mais próxima basta acessar o endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/ no ato da inscrição. O cadastro é totalmente gratuito, entretanto, os estudantes precisão do número de inscrição do Enem e a senha.

Universidades participantes do Sisu 2018

No ato da inscrição o estudante terá que optar em dois tipos de curso. O estudante poderá informar o curso e o município que possui preferência, caso não tenha, basta informar o curso que abrirá todas as instituições portadoras do módulo. As instituições disponíveis mostrarão o número de vagas disponíveis para cada modalidade.

O Sisu 2018 possui duas modalidades obrigatórias por lei e uma opcional que é na seguinte ordem:

  1. Vagas para ampla concorrência: Esta é uma das obrigadas, pois é destinada somente para aqueles estudantes que tenham participação no Enem 2017;
  2. Lei de Cotas: Esta vaga é obrigatória, pois foi criada no dia 29 de agosto de 2012 no qual obriga a separação de 50% das vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola de rede pública, oriundos entre famílias de baixa renda e auto declararem preto, pardos, indígenas e entre outros;
  3. Vagas destinadas para ação afirmativa: Já esta não é obrigatória onde fica a critério da instituição, sendo assim quem decide o número de vagas é a universidade.

A inscrição para o Sisu 2018 fica disponível em dois semestres. O primeiro deverá ser no final de janeiro, logo após a divulgação do resultado do Enem. Já o segundo semestre deverá ser no mês de junho. Como já foi informado o estudante deverá obter nota maior que zero na redação do Enem 2017 para iniciar o cadastro.

Resultado do Sisu 2018

Universidades do Sisu 2018.

Ao final da inscrição do Sisu 2018 no dia seguinte é disponibilizado uma lista contendo os candidatos pré-selecionados, por isto que no ato do cadastro é informado a nota média para estar nas melhores posições. Entretanto, a nota é calcula diariamente, pois analisa o número de inscritos com a quantidade de vagas para aquele curso.

O resultado oficial do Sisu 2018 é divulgado alguns dias após o encerramento da inscrição. O resultado estará disponível no boletim do candidato. Para visualizar basta informar o número de inscrição do Enem e senha. Para os que não lembrar a senha, basta acessar o site do exame informando o CPF e clicando na opção “esqueci minha senha”.

Para aqueles que não foram selecionados poderão manifestar interesse pela lista de espera. Todavia, deverá acessar o boletim do candidato e confirma presença, mas só será possível apenas aqueles que não foram selecionados em nenhuma das opções ou apenas na segunda.

A lista de espera do Sisu 2018 é disponibilizada para as instituições para o preenchimento daquelas vagas não ocupadas ou aqueles que não compareceram para matrícula.

Para acompanhamento de mais informações referentes ao sistema, curta e compartilhem a página do Sisu 2018.

Sisu 2018: Universidades e instituições participantes
2 (40%) 2 votos

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: