Vagas e Universidades do Sisu 2018

Atualizado em: 13.12.2017

by Sisu 2018 on 06/12/2017

Saiba tudo sobre vagas e universidades do Sisu 2018! Em 2018, serão novamente abertos dois processos seletivos do Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Os estudantes que participarem do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio) terão a chance de concorrer a vagas em cursos de universidades, institutos e centros federais de educação em todo o país.

Para se inscrever no Sisu 2018, tanto no processo seletivo do primeiro semestre quanto no segundo, o estudante precisa participar do Enem 2017 e obter nota maior do que zero na prova de redação.

Qual a quantidade de vagas e universidades do Sisu 2018?

O Sistema de Seleção Unificada foi criado pelo Governo Federal no ano de 2010. Desde então, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu veio se consolidando ano após ano como a principal porta de acesso ao ensino público superior no Brasil, extinguindo os tradicionais vestibulares nas instituições.

Vagas e Universidades do Sisu 2018

No ano de 2017, por exemplo, todas as universidades federais do país já utilizaram as notas do Enem, através do Sisu, em seus processos seletivos. Algumas dela como primeira etapa de seleção, mas a maioria como parte integral dos seus processos.

A expectativa é de que a quantidade de instituições participantes do Sisu 2018 não caia em relação ao último ano que contou, no primeiro semestre, com 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Ao todo, foram disponibilizadas 238.937 vagas no ano passado. O número foi 4,5% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo informações do MEC. Estima-se que a quantidade de vagas do Sisu 2018 seja ainda maior.

Na edição do segundo semestre de 2017, participaram: 63 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e dois centros federais de educação tecnológica.

Como se inscrever no Sisu 2018?

Universidades do Sisu 2018.

A expectativa é de que o MEC abra o período de inscrição do Sisu 2018 na segunda quinzena de janeiro, após o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgar as notas do Enem 2018.

Tomando como base a edição do primeiro semestre de 2018, a previsão é de que as inscrições do Sisu 2018 tenham início no dia 23 de janeiro (terça-feira) e prossigam até o dia 26 (sexta-feira).

Para fazer inscrição no Sisu 2018, o estudante precisa acessar a página oficial do Sistema, disponível no portal do MEC: http://sisu.mec.gov.br.

Na página, é necessário clicar na opção “Fazer inscrição”. Feito isso, o site será redirecionado para um novo ambiente, onde o candidato terá que informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017. Quem não se lembrar dos dados conseguirá recuperá-los com o apoio de links disponíveis na própria página.

Cada participante tem o direito de se inscrever em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, podendo alterar as escolhas durante qualquer momento do período de inscrição.

Quais as opções de curso no Sisu 2018?

Para cada opção de curso, é necessário informar a modalidade de concorrência às vagas. É dada como opção, além de ampla concorrência, a e Lei de cotas do Sisu 2018, que reserva 50% das vagas a estudantes que fizeram todos os anos do ensino médio em escolas da rede públicas.

Algumas instituições também oferecem vagas com políticas de ações afirmativas. Nesses casos, a informação é dada na própria página de inscrição.

Durante todos os dias do período de inscrições, o sistema atualizará as notas de corte do Sisu 2018 em cada curso. Desta maneira, caberá ao participante analisar a situação antes de decidir se trocará ou não os cursos escolhidos. É permitido fazer quantas alterações forem necessárias, prevalecendo sempre a última sobre as demais.

Mantenha-se informado sobre todos os detalhes do Sistema de Seleção Unificada lendo os artigos que publicamos aqui em nosso site. Para acompanhar as nossas publicações com maior comodidade, curta a página do Sisu 2018 no facebook!

Vagas e Universidades do Sisu 2018
4.9 (98%) 10 votos

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: