Vagas para o Sisu 2018

Atualizado em: 23.07.2017

by Sisu 2018 on 08/08/2017

Vagas para o Sisu 2018: No final do mês de janeiro será aberto o primeiro processo seletivo do Sisu 2018 – Sistema de Seleção Unificada. A expectativa é de que sejam ofertadas cerca de 250 mil vagas em instituições públicas do ensino superior de todo o Brasil. No segundo semestre também serão ofertadas vagas, mas em menor quantidade, com previsão de aproximadamente 50 mil, totalizando cerca de 300 mil vagas no ano.

O Sistema de Seleção Unificada veio se consolidando ano após ano, depois da sua primeira edição em 2010, como o principal mecanismo de acesso ao ensino superior público no país.

Com duas edições anuais, universidades federais, estaduais e institutos federais ofertam suas vagas, utilizando o Sisu como parte parcial ou integral de suas seleções, chegando na maioria dos casos a extinguir os seus tradicionais vestibulares.

Como consultar as vagas do Sisu 2018?

Antes mesmo da abertura do período de inscrições será possível consultar as vagas do Sisu 2018, seja no processo seletivo do primeiro ou do segundo semestre letivo do ano.

O MEC disponibilizará a consulta à lista dos cursos do Sisu 2018 provavelmente na semana que antecederá o início das inscrições, quando todos os detalhes já estiverem ajustados.

Vagas para o Sisu 2018

A consulta será realizada exclusivamente via internet, na mesma página onde serão realizadas as inscrições do Sisu 2018, disponível no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, no portal do MEC.

Para pesquisar as vagas do Sisu 2018, os candidatos deverão acessar o site oficial do programa e selecionar um dos três mecanismos de busca que estarão disponíveis: nome do município, nome da instituição e nome do curso.

É muito provável que no resultado da busca pelas vagas o MEC já libere para consulta os detalhes dos cursos pesquisados. Ao clicar sobre a opção de curso, será possível ver a quantidade de vagas ofertadas junto das modalidades disponíveis.

Alguns cursos, além da ampla concorrência e Lei de cotas do Sisu 2018, que reserva 50% das vagas a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública, ainda terão políticas de ações afirmativas, que serão estabelecidas pelas próprias instituições.

Quantas vagas estarão disponíveis no Sisu 2018?

O MEC ainda não se pronunciou oficialmente a respeito da quantidade de vagas do Sisu 2018, que serão ofertadas no primeiro ou no segundo processo seletivo do ano.

Contudo, é possível fazer uma estimativa tomando como base as ofertas do ano anterior, levando em conta o pressuposto que o programa continuará sem apresentar queda considerável nas quantidades de vagas abertas edição após edição.

No primeiro semestre de 2017, foram abertas 238.397 vagas em cursos de graduação de 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. O número foi 4,5% maior em relação à oferta do primeiro semestre de 2016.

Desta maneira, a expectativa é de que a quantidade de vagas do Sisu 2018 primeiro semestre se aproxime da casa dos 250 mil, para um aumento próximo ao percentual registrado.

Por sua vez, no segundo semestre de 2017, foram disponibilizadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior.

A oferta em segundos semestres é sempre menor do que a dos primeiros. Assim, a expectativa é de que a quantidade de vagas do Sisu 2018 segundo semestre se mantenha próxima aos 50 mil.

Como se inscrever no Sisu 2018? Quando será aberto o processo seletivo do primeiro semestre?

As inscrições para o Sisu 2018 serão realizadas exclusivamente via internet, através da página oficial do programa, no portal do MEC. Para se inscrever, os estudantes deverão informar o número de inscrição e senha do Enem 2017.

A expectativa é de que o período de inscrição do Sisu 2018 primeiro semestre tenha quatro dias de duração, com início às 10h do dia 24 de janeiro, uma terça-feira, e término às 23h59min do dia 27 seguinte, uma sexta-feira.

Para ficar sempre bem informado, continue visitando nosso site e curta a página do Sisu 2018 no facebook!

Vagas para o Sisu 2018
Avalie este artigo!

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: